"The boss"

É, mais um sobre música. É inevitável falar de algo que te acompanha dia e noite, sete dias por semana, quatro semanas por mês, doze meses por ano. Não durmo sem, não acordo sem, não vivo sem. Aqui em Salvador, ainda mais, onde o calor se faz maior que a velocidade máxima do meu ventilador, dormir ouvindo músicas calminhas é sempre uma boa pedida para evitar a inquietação causada pela temperatura.

O da vez é ele. Talvez não só da vez, mas de todas as vezes: Bruce "the boss" Springsteen. Quem me conhece e/ou me acompanha no twitter, sabe do quanto eu gosto desse cara (tô sendo modesta, eu realmente amo) e do quão importantes são as músicas dele pra mim. É como se cada momento da minha vida fosse acompanhado por uma de suas canções e cada canção me fizesse sentir algo novo.




Nascido em 23 de Setembro de 1949, em Long Branch (New Jersey), Bruce Springsteen é um cantor, compositor e guitarrista americano, conhecido mundialmente por suas letras e arranjos emocionantes, que atuam como porta-voz da classe proletária e, para a maioria, deixam claro seu patriotismo e orgulho da nação americana. O que poucos sabem é que, por trás dos refrãos que dizem, sem medo, “eu nasci nos Estados Unidos”, há um grito de protesto e indignação em relação à sociedade estadunidense da década de 60, até os dias atuais. 




Minha história com Bruce começou cedo e, mais de dez anos depois, ele continua ocupando o meu lugar de cantor favorito, que tem seu repertório composto por uma batida característica e letras de se tirar lágrimas dos olhos. O mais legal? Danny Jones, do McFly (minha banda favorita), também tem Springsteen como ídolo. Outra coisa legal é que, há poucos anos atrás, Bruce recebeu uma homenagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que disse, ao discursar sobre o cantor, a frase "I'm the president, but he's the boss" (eu sou o presidente, mas ele é o chefe), se referindo ao apelido dado a Springsteen no início de sua carreira. É de encher o peito de orgulho, né?

Agora me digam se há melhor forma de conhecer um cantor/banda, se não escutando suas canções. Bruce, que tem sua carreira acompanhada pela E Street Band há um bom tempo, é dono de um repertório excelente e sem tamanho. Dentre os inúmeros álbuns e dvd's, selecionei algumas músicas que fazem parte do meu conjunto de favoritas (e muito queridinhas) canções:


 






Nesse ano de 2012, algumas atrações do festival Rock in Rio 2013 foram anunciadas. Empatado com a banda Iron Maiden, Bruce Springsteen and the E Street Band foi um dos primeiros shows confirmados. Depois de muito choro, pulo, grito e surto, eu posso finalmente respirar e dizer que o próximo ano será dono de um dos dias mais felizes da minha vida: o dia em que eu poderei ver, de pertinho, a apresentação de um dos maiores cantores e compositores que o planeta já viu, por mais cafona que isso possa soar. Só de pensar, meu coração já começa a bater acelerado e ansioso, mas nada mais normal quando a ideia de presenciar o show do cara que muito te ensinou invade a mente.

Enfim, espero que gostem e que ele passe, pra cada um de vocês, a mesma vontade de correr o mundo sem medo e sem recuos que ele passou pra mim. A mesma sede de conhecer e de viver através daquilo que é julgado simples. O mesmo amor, tão presente em suas canções, pela liberdade e pelas pequenas coisas. Como o mesmo diz em uma de suas músicas, "tramps like us, baby, we we're born to run". 

De uma fã,
Clara


Nenhum comentário:

Postar um comentário